sexta-feira, 11 de julho de 2014

Apenas o Fim

por Memorable Quotes

''- Você vê filmes demais. Vai acabar me amando pra sempre.''



''- Você é uma fraude, sabia? Uma fraude!

Bem bonitinha, mas uma fraude.''

''- Você me ama?

- Falar sobre amor é clichê.

- Falar que falar sobre amor é clichê é que é clichê.''

Esse texto vem todo recheado por citações de um filme chamado Apenas o Fim e de outras tantas aleatórias, que algum especialista em qualquer área (galera chata essa dos especialistas) diria ser outside. Ou seja, uma mistureba. Mas me diga você moça ou rapaz se, bem lá no fundo, o aleatório ou o shuffle do seu player de música, eles não fazem parte do melhor desse mundo? Ah… Aquele friozinho na barriga que nem só os apaixonados sentem, mas que vem das músicas do Belle & Sebastian:

“Colour my life with the chaos of trouble

Cause anything's better than posh isolation”

Nietzsche e suas linhas sobre o que Zaratrusta falava nos ensina que o espírito do homem passa por 3 transformações. A primeira é o camelo, que sai pelo deserto carregado de água; a segunda o leão, aquela coisa toda de quando você acha que está disposto a enfrentar um dragão pelo que você acredita ser a sua luta principal; a terceira transformação é de leão em criança. E o que é a criança se não a criatura mais esperta, sem medos e sem noias? A criança é a transformação final porque o homem está disposto a começar do zero e ser um camelo mais esperto ou não, depois de tanta surra do dragão. Aí eu pergunto pra você que está lendo essa leitura filosófica superficial que eu fiz aqui: O que é o fim? O recomeço ou o caminho pro re-fim?

''- Se você ficasse eu faria de tudo

para eliminar todos os meus defeitos,

mesmo não sabendo direito quais são.''

Aí vem Lacan em seus estudos e diz que não existe a proporção sexual. Ou seja, vamos esquecer aquela coisa de regra de os opostos que se atraem e vivem felizes para sempre. Ou você realmente me apresente algum roqueiro que se apaixonou por alguma fã de Luan Santana. Opa, pera aí, isso já aconteceu que eu sei… Mas vamos lá, não é só o gosto musical que define alguém. A música é uma coisa da boca pra fora, de como você se mostra pro mundo, mas numa perspectiva do que você quer mostrar. Claro que há gente que usa aqueles clichês de “filosofia de vida”, que não convém discutir por aqui. Talvez a definição que mais diz de você numa relação é: a vontade de estar com o outro e a vontade de estar só com você. De ser você sozinho, às vezes.

''- A gente se perdeu no momento em que a gente se encontrou.''

Não é questão de ser um problema de alguém, não vá se perder por aí. É bem mais que isso. São tantas galáxias por aí, o mundo de cada um é um universo infinito ou mesmo um planeta. Algumas vezes a gravidade faz as suas brincadeiras e coloca na mesma translação, pelo tempo que durar, dois planetas. Mas sim pessoal, isso é fadado ao fracasso. Lembra daquela coisa da matemática de que duas retas paralelas se encontram no infinito? O professor não ensinou essa parte, mas às vezes é por puro tédio. Mas vamos falar dos 50% que pode dar certo. Talvez resida aqui aquele exemplo do roqueiro e da fã do Luan, que pode ser fã do Chico Buarque. E pasmem, os dois podem gostar da mesma música do Los Hermanos. Aí eu lembro até do Marcelo Camelo cantando as Quatro Estações com a Sandy. Essa é a parte otimista do texto onde eu digo que pode dar certo e que há uma ligação que não precisa ser entendida. Então pare de tantas perguntas e vá a luta. Me diga quantas combinações gravitacionais você acha que existem? Quantos sistemas em torno de estrelas como o Sol existem por aí harmonizando tanto as diferenças? Se você realmente tiver essa resposta eu vou chamar você de louco e dizer que de amor você nunca vai entender. Porque Belchior já disse: 

“Viver é melhor que sonhar

Eu sei que o amor

É uma coisa boa

Mas também sei

Que qualquer canto

É menor do que a vida

De qualquer pessoa”


“Quer dizer, a vida é muito pior” 

Eu diria, que não dizer o que pensa já é pensar em dizer, porque a próxima citação desse texto é de um filme do Godard e eu acho que as músicas do Amarante combinam mais com Godard. Só pra falar da quantidade infinita de possibilidades que existem nessa vida. Mas eu ainda sou um otimista que acredita do acaso. Se terminou é por que algo estava pesando pra um lado ou pros dois. Veja você se não é assim em Acossado, naquela cena do quarto de hotel:

ELE: Por que não dorme comigo?

ELA: Porque quero saber… Há qualquer coisa em você que eu amo, mas não sei o quê. Quero que sejamos como Romeu e Julieta.

ELE: lsso são mesmo ideias de mulher!

ELA: Está vendo! No carro disse que não podia viver sem mim. Afinal pode! O Romeu não podia viver sem a Julieta, mas você pode.

ELE: Não, não posso viver sem você.

ELA: lsso é mesmo de rapaz!

ELE: Sorri para mim. Vou contar até oito. Se até lá não sorrir, te esgano. Dois. Três. Quatro, cinco, seis. Sete. Sete e meio. Sete e três quartos... É tão covarde, aposto que sorri.

ELA: Não estou para essas brincadeiras hoje.


Eu diria por último, para você conversar com você mesmo. Isso te faz feliz? Isso te faz realmente feliz? E aqueles momentos em que você já não aguentava mais? Esqueceu deles foi? Ou você realmente está vendo as coisas de outra forma? Esse novo você te incomoda? Certeza que não? Saiba de uma coisa, não adianta postar esse texto no mural do seu Facebook, a pessoa não vai saber que é para ela. E pior, se nem Facebook existir vai ser pior ainda. A melhor reforma que você faz é dentro de você mesmo. Lembre das três transformações do homem mas não pelos outros, por si mesmo. O seu melhor tem que ser o melhor pra você. Nenhum texto vai terminar o seu fim. Respire um pouco por aparelhos e lembre sempre que o maior ensinamento beatnik diz: o importante é ir...

“Nossa bagagem maltratada fora empilhada na calçada novamente; 

nós tínhamos mais caminhos para percorrer. 

Mas não importa, a estrada é a vida.”


Ou pense um pouco nos futuros amantes de Chico:

“O amor não tem pressa

Ele pode esperar em silêncio” 

Mas se nada mais fizer sentido, volte para “Apenas O Fim”:

''- Isso é só o fim. O que importa já foi feito.

- E agora? Agora é o resto das nossas vidas.''

Ou sinta aquela pequena alegria como nas letras do Amarante e saiba que o caminho é o fim mais que chegar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário